Mentalizar não é meditar.
Picture of Seba

Seba

Mentalizar não é meditar.

Se você gosta de ler sobre empreendedorismo, autoliderança e práticas disruptivas, certamente já se deparou com as expressões “meditação” e “mentalização” juntas, num mesmo contexto.

Isso acontece porque meditar e mentalizar já são considerados hábitos no universo das lideranças de alto impacto global. E, a cada dia, tornam-se mais presentes na rotina das pessoas comprometidas com reeducação comportamental e com qualidade de vida. 

Para nós, praticantes do DeROSE Method, os conhecimentos sobre meditação e mentalização representam um verdadeiro lifestyle, e, quando o assunto é “alcançar metas”, sabemos que ambas são ferramentas poderosas.

Contudo, embora haja semelhança nominal, é preciso compreender que são ferramentas diferentes.

Carlo Mea, em seu livro Mentalização, explica, inclusive, que são ferramentas opostas.

O Autor afirma que “enquanto a meditação pretende parar os pensamentos, a mentalização usa o poder criador destes mesmos pensamentos”. [1]

Ou seja, “enquanto a meditação pretende parar as ondas mentais para estabilizar a consciência, a mentalização direciona esse movimento, criando um vórtice de pensamentos com foco no objetivo pessoal”[2].

Outra confusão frequente é a de resumir a mentalização com o uso das expressões “imaginação” ou “visualização”. Tais termos são imprecisos e não suficientes, uma vez que a mentalização pode abranger os 5 sentidos, enquanto a visualização é uma ação que envolve a percepção de imagens.

A compreensão dessas diferenças é relevante para evitar confusões, mas o “universo conceitual” não é suficiente para o bom desempenho da ferramenta “mentalização”. É necessário treino orientado.

Como já foi mencionado no texto anterior, o ideal é que a mentalização se transforme em hábito, ou seja, numa ferramenta utilizada ao longo do dia e mesmo durante as atividades mais corriqueiras.

E, que ocorra não somente durante o início do ano, quando as metas são definidas. É preciso dedicação e perseverança.

Como nos ensina o Professor DeRose, “(…) lembre-se: sem a prática repetida, sistemática, você não conseguirá a substituição de um condicionamento por outro.”[3]

O tema mentalização sempre desperta muito interesse nas pessoas. Caso você queira aprender mais, poderá participar das aulas regulares ministradas por nossos instrutores, e, ainda, fazer a leitura dos livros do DeROSE Method que estão disponíveis em nossa Escola e no site: https://ebooks.derosemethod.com.

Agora, vamos praticar?

Em seu livro Viva mais e melhor, o Professor DeRose nos presenteia com um treinamento para iniciantes de mentalização, que será reproduzido abaixo para que você, caso queira, já inicie o seu exercício.

Esse e outros dois treinamentos estão disponíveis gratuitamente no link abaixo:  

https://ebooks.derosemethod.com/reader/viva-mais-e-melhor?location=200.

_____

Primeiro exercício: conte mentalmente de 1 a 10, visualizando mentalmente cada algarismo. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Foi fácil? Então vamos avançar.

Repita o exercício anterior, agora visualizando os algarismos com uma cor à sua escolha. Se tiver dificuldade, olhe um objeto e use a cor desse objeto para tingir os números.

Vamos lá: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Agora, imagine o céu azul de um dia lindo.

Pegue esse azul celeste e imprima-o nos algarismos do próximo exercício. Mentalize: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Agora, visualize cada algarismo em cor azul celeste com um fundo branco: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Depois, inverta as cores. Algarismos brancos sobre um fundo azul celeste.

Vamos, agora, trabalhar as cores.

Imagine uma rosa vermelha.

Depois, uma rosa amarela.

E a cor de uma rosa branca.

Em seguida, a cor de uma flor violeta e sua inconfundível cor violeta.

Se achar uma boa ideia, abra no seu computador a imagem de cada uma dessas flores, com as diferentes cores. Vamos lá.

Dê um pause neste áudio e abra o computador. Não há pressa. Enquanto o computador está abrindo, fixe o olhar na cor dele, feche os olhos e reproduza essa cor na sua mente.

Se você tiver dificuldade com as cores, escolha alguns objetos e fixe o olhar em cada um deles por uns instantes. Depois, feche os olhos e imagine essa cor.

Em seguida, aplique essa cor aos algarismos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

Foi fácil? Então agora, visualize cada algarismo com uma cor diferente: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.”

_____

Repita esse treinamento por vários dias, até sentir familiaridade com o exercício.

E lembre-se: “Tudo o que você mentalizar de bom realizar-se-á a curto prazo e com exatidão” (Professor DeRose).

Gostou desse artigo? Acompanhe a nossa Escola DeROSE Method Ipanema em suas redes sociais e receba mais conteúdos como esse.

Notas e referências:

[1] MEA, Carlo. Mentalização. O poder de transformar a realidade. Edição do autor, 2015, p. 21.

[2] Idem.

[3] DEROSE, L.S.A. Viva mais e melhor. Epigenética, Alimentação, Redução do Stress, meditação, respiração e muito mais. Uma síntese do DeROSE Method. Disponível em https://ebooks.derosemethod.com/reader/viva-mais-e-melhor?location=200., pág. 200. Acessado em 13 de março de 2023.

*Créditos da fotografia: Thiago Vailati

Compartilhe