Mentalização e o Aniversário de 4 anos da Escola DeROSE Method Ipanema.

Se você é aluno da Escola DeROSE Method Ipanema, provavelmente já teve a oportunidade de participar do Workshop sobre Mentalização ministrado pelo nosso Diretor Rafael Ramos. Para além de transmitir técnicas de mentalização, esse é o momento em que ele compartilha a história da fundação da Escola, que, por uma feliz sincronicidade, hoje (26.01.2023), completa…


Se você é aluno da Escola DeROSE Method Ipanema, provavelmente já teve a oportunidade de participar do Workshop sobre Mentalização ministrado pelo nosso Diretor Rafael Ramos.

Para além de transmitir técnicas de mentalização, esse é o momento em que ele compartilha a história da fundação da Escola, que, por uma feliz sincronicidade, hoje (26.01.2023), completa 4 anos.

E o que a data de fundação da escola tem a ver com mentalização?

Tudo! Afinal, como já disse o Professor DeRose: “(…) o que você mentalizar de bom realizar-se-á a curto prazo e com exatidão”. E a fotografia que ilustra essa postagem é uma boa prova disso.

Mentalizar é um “processo racional, consciente e organizado” que consiste em imaginar o que se quer ver concretizado. Significa que você pode, mediante a utilização de técnicas específicas e direcionadas de mentalização, organizar e projetar seus pensamentos com foco na criação de acontecimentos.[1]

“Mentalização é ação mental”, como explica o Professor DeRose[2], e é por isso que a mentalização é uma relevante ferramenta para alcançar as suas metas pessoais e seus objetivos.

A capacidade de imaginar transforma a realidade (interior e exterior).

A explicação da razão pela qual isso acontece, deixarei para as ciências.  A experimentação, contudo, é um convite que eu lhe faço.

No livro Mentalização – O Poder de transformar a realidade[3], o Autor Carlo Mea faz referência a duas experiências que permitem observar os efeitos práticos da mentalização: experiência de hiperemia e experiência com feijões.

A experiência com feijões, por exemplo, consiste em colocar dois feijões secos para germinar em condições idênticas, aplicando, no entanto, técnicas específicas de mentalização para maior desenvolvimento em relação a um deles.

O resultado do experimento pode ser traduzido com um trecho de um texto do Professor DeRose sobre mentalização: “aquilo que você mentalizar tende a se cristalizar no mundo real, no dia a dia, na carreira, no casamento, no destino.”[4]

Essa é uma afirmação muito importante e representa a razão pela qual esse conteúdo foi escolhido para ser abordado no contexto das metas pessoais para 2023.

Não se trata de entender, pelo menos ainda, as técnicas específicas de mentalização, mas sim, de compreender algo preliminar.

Entender como usar a mentalização para alcançar as metas implica, antes de tudo, perceber que muitas das nossas atividades estão automatizadas. Significa que, muitas vezes, sequer tomamos efetiva consciência daquilo que está ocorrendo, inclusive daquilo que está sendo pensado.

Ou seja, muitas atividades mentais acontecem sem a correta e adequada percepção.

O ser humano, enquanto ser social, é bombardeado por informações externas que nem sempre são conscientemente percebidas; mesmo assim, tais informações possuem a capacidade de alterar as emoções e os pensamentos.

E, se a nossa imaginação e os nossos pensamentos têm o poder de transformar a realidade, eu lhe convido a refletir sobre qual é realidade VOCÊ está criando.

Esse é um ponto muito sensível quando falamos sobre metas.

Muitas vezes, não conquistamos as nossas metas, não por falta de motivação ou dedicação, mas sim, por estarmos presos a condicionamentos mentais que limitam as nossas conquistas.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando, diante de um desafio, pensamos: “eu não dou conta.” Ou, pior: “eu não sou bom o suficiente para isso”.

Então, eu lhe pergunto: quantas vezes você estava realizando atividades definidas e programadas para lhe levar, em tese, até a sua meta, e, ao mesmo tempo, o seu pensamento (ainda que de forma não consciente) exerceu força de criação contrária?

Aprender sobre mentalização implica, pois, reeducação mental.

É por isso, talvez, que muitas pessoas conheçam “técnicas de mentalização”, mas não consigam obter resultados práticos.

Veja o que o Professor DeRose explica sobre o assunto:

“(…) mentalização é como uma reprogramação ou reeducação. É como trocar o software do seu computador. Trocar os reflexos condicionados por outras atitudes que foram decididas e implantadas pela razão e não pela emoção.”[5]

E é por isso que ele nos propõe:

“(…) Acostume-se a mentalizar tudo na vida. Enquanto caminha, trabalha, come, bebe, conversa, faz exercícios físicos, em absolutamente tudo, o dia todo, aplique o poder da sua mente a fim de maximizar os efeitos de tudo o que fizer (…).”[6]

Agora, que você começou a entender como a mentalização é uma ferramenta decisiva para o alcance das suas metas, você já pode começar a colocá-la em prática.

A primeira etapa você já conhece: observe a sua atividade mental. Aplique vontade em tudo o que fizer.

E, para auxiliar na reeducação mental, recomendamos que escute o Áudio Reprogramação Emocional, na voz do Professor DeRose, disponível gratuitamente no Spotify, pelo link: https://open.spotify.com/track/4QmF8yXNub7Ye9QSuxWhE1?si=3GQ9FUqBRQ6w1Xi2_zENJg.

Para anotar na agenda.  

Em nosso próximo artigo, vamos compartilhar sobre as diferenças entre mentalização e meditação, e propor um treinamento específico de mentalização. Chegou o momento de praticar!

E, se você ficou curioso para entender a história da Escola, a sua relação com a mentalização e com a fotografia, não deixe de participar do Workshop ministrado pelo nosso Diretor Rafael Ramos. Eu lhe antecipo que é uma história incrível! Acompanhe a nossa agenda de eventos e cursos pelas redes sociais para ter acesso às datas e as nossas programações.

Gostou desse artigo? Acompanhe a nossa Escola DeROSE Method Ipanema em suas redes sociais e receba mais conteúdos como esse.

Notas e referências:

[1] MEA, Carlo. Mentalização. O poder de transformar a realidade. Edição do autor, 2015, p. 17 e 22.

[2] DEROSE, L.S.A. Tratado de Yôga (Yôga Shástra). 47. Ed. – São Paulo: Egrégora, 2018, p. 293.

[3] MEA, Carlo. Mentalização. O poder de transformar a realidade. Edição do autor, 2015, p. 30 e 31.

[4] DEROSE, L.S.A. Viva mais e melhor. Epigenética, Alimentação, Redução do Stress, meditação, respiração e muito mais. Uma síntese do DeROSE Method. Disponível em https://ebooks.derosemethod.com/reader/viva-mais-e-melhor?location=199, p. 199, acessado em 26 de janeiro de 2023.

[5] Idem, p. 200.

[6] Idem, p. 202.

*Créditos da fotografia: Rafael Ramos (divulgação autorizada).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *